Desta sexta-feira a domingo (6 a 8), alunos de projetos de esporte e lazer que recebem apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), estarão no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas (RMS), para assistir à Copa Internacional de Seleções – competição da Confederação Brasileira de Judô, que reúne atletas majoritariamente da classe Júnior (Sub 21) de algumas das principais potências do judô mundial.

Da copa participam atletas do Brasil e também do Japão, Rússia, Geórgia, Alemanha, Grã-Bretanha, Portugal e Itália. Nesta sexta (6), a partir de 17h, serão realizados os duelos da primeira fase, válida como quartas de final, que terá quatro confrontos. Os vencedores de cada um se enfrentam nas semifinais e os derrotados farão a repescagem no sábado (7), a partir de 9h. As duas disputas de bronze e a final acontecem no domingo (8), às 9h.

O convite para ir ao CPJ partiu da própria Sudesb e contempla oito projetos da capital que assistem crianças e adolescentes, moradores de áreas de alta vulnerabilidade social. Nesta sexta, irão alunos do ‘Projeto Esporte e Lazer: Inclusão que Transforma’, que atua no Subúrbio Ferroviário de Salvador; do ‘Projeto Crescendo no Esporte’, que atende em Fazenda Grande III, no bairro de Cajazeiras; e do ‘Projeto Esporte, Lazer e Inclusão Social’, que promove atividades na Ribeira, Península de Itapagipe, subúrbio e bairro Jardim das Margaridas.

No sábado, será a vez dos alunos do ‘Projeto Iniciação Olímpica e Lazer’ e do ‘Projeto de Iniciação Esportiva e Lazer’, ambos do Bairro da Paz; e do ‘Projeto Castelo do Esporte’, do bairro de Castelo Branco e região circunvizinha. No domingo, irão alunos do ‘Esporte, Lazer e Inclusão Social do Nordeste de Amaralina’ e do ‘Projeto Social Yamashita’, que atende na Cidade Baixa.

Para o diretor de Fomento da Sudesb, Márcio Lima, “essa é uma oportunidade deles conhecerem o modelo de competição internacional, semelhante ao modelo adotado nas Olimpíadas, onde atletas de diversos países irão competir entre si. Além disso, há o fato deles conhecerem o CPJ, que é um espaço esportivo de alto rendimento”. Um ônibus foi colocado à disposição dos alunos para buscá-los e levá-los de volta.

Corrida e Caminhada Verana

No domingo, a partir de 8h, 17 alunos/atletas do ‘Projeto Gente Grande’, do município de Vitória da Conquista (sudoeste), participam da 1ª Corrida e Caminhada Verana Reserva Imperial. Organizado por uma empresa local de construção civil, o evento – que busca promover o bem-estar e oferecer qualidade de vida – terá os percursos de oito e quatro quilômetros, na Rodovia BA-263, sentido Conquista/Ilhéus, Km 06. Além dos alunos, três dirigentes do projeto estarão entre os competidores.

Sobre os projetos

Em novembro de 2015, durante o lançamento do pacote de ações sociais do Programa Pacto pela Vida, o Governo do Estado assinou convênios com diversas entidades de esporte e lazer da capital e do interior para garantir a prática de atividades para mais de 20 mil pessoas. São 20 projetos sociais que assistem crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em modalidades como futsal, futebol, karatê, judô, boxe, vôlei, basquete, bocha, futebol de 7, natação, tênis de mesa, jogos tradicionais indígenas e ginástica.

Nessas ações esportivas, o investimento é de mais de R$ 10 milhões e cada projeto tem vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. Para implementar sua execução, a Sudesb conta com recursos próprios e também da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), além de aporte financeiro do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep).

Fonte: Ascom/Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb)