O Governo do Estado está formando 10.459 técnicos de nível médio em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia. Nos municípios baianos de Amargosa, Brumado, Capim Grosso, Santa Luz, São Domingos e Uauá, 334 novos técnicos de nível médio da Rede Estadual de Educação Profissional participam da solenidade de formatura, durante o mês de maio. A cerimônia dos estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (Ceep), localizado em São Domingos, será nesta sexta-feira (6), e a do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco II Antonio Conselheiro, no município de Uauá, no sábado (7).

Em Uauá, a 438 quilômetros de Salvador, a formanda do curso técnico em Segurança do Trabalho, Eliene de Souza, 35 anos, do Cetep do Sertão do São Francisco II Antonio Conselheiro, aguarda com grande expectativa o evento. “São muitos detalhes para organizar. Estou ansiosa pela solenidade”, revelou Eliene, que faz parte da comissão de formatura. Sobre a carreira, a futura técnica revela: “descobri que estava na área certa logo depois dos primeiros meses de curso. Quero, em breve, poder mostrar na prática tudo o que aprendi em sala de aula e continuar me profissionalizando para dar o melhor de mim”.

Gabriel Nunes dos Santos, 18, concluinte do curso técnico em meio ambiente no Ceep Gestão e Meio Ambiente, no município de Brumado, também está entusiasmado. Ele destaca a importância da sua área. “Para mim, foi a melhor opção de curso oferecida, porque os estudos do meio ambiente têm importância fundamental diante das condições ambientais que vivemos atualmente”. Ele acrescenta que divide com todos os formandos o mesmo sentimento para a cerimônia. “Essa expectativa é normal entre todos, de ansiedade e de nervosismo para a formatura”.

A diretora da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional do Estado da Bahia, Cristina Kavalkievicz, aponta a importância desses profissionais formados pela Educação Profissional para o estado. “Mais do que um momento de alegria para todos nós é o coroamento de uma realização muito importante na vida dessas pessoas. A partir daí o nosso egresso se apresenta ao mundo do trabalho com uma formação técnica profissional. Isto é um grande diferencial que abre possibilidades reais de inserção e, consequentemente, contribui no desenvolvimento socioeconômico do nosso estado”, afirmou.

Crescimento

Mais de 55 mil estudantes da rede estadual da Educação já concluíram o curso técnico de nível médio em toda a Bahia, desde 2010. Com a formação, jovens e trabalhadores estarão aptos para atender e se beneficiar das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia, podendo, desta forma, permanecer nos seus locais de origem.

Segunda maior rede do País

A Educação Profissional da Rede Estadual é a 2ª maior do país na oferta de cursos técnicos de nível médio e é parte do programa Educar para Transformar, que visa uma formação e inserção cidadã dos jovens e trabalhadores no mundo do trabalho.

Calendário das formaturas:

São Domingos (Ceep do Semiárido) – 6 de maio/ Local: Clube Umburanas – município de Valente (Ba), 19h

Uauá (Cetep do Sertão do São Francisco II Antonio Conselheiro) – 7 de maio/ Local: Clube Tropical de Uauá, 19h

Capim Grosso (Cetep do Piemonte da Diamantina) – 14 de maio/ Local: Centro de Cultura e Fé, Dom Jairo Matos, 19h30

Brumado (Ceep em Gestão e Meio Ambiente) – 21 de maio/ Local: Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, 19h

Santa Luz (Ceep do Campo Paulo Freire) – 21 de maio/ Local: AL Eventos e Cerimonial, 20h

Amargosa (Cetep do Vale do Jiquiriçá) – 28 de maio/ Local: Cetep do Vale do Jiquiriçá, 19h

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia