Quatro projetos estudantis, premiados na 5ª Feira de Ciências da Bahia (Feciba), em 2015, em Salvador, vão ser apresentados na Expo Milset Brasil 2016, entre os dias 17 e 21 de maio, em Fortaleza (CE). ‘Produção de adesivos de unhas como complementação de renda no município de Governador Mangabeira’, ‘Acompanhamento do projeto arara azul em Euclides da Cunha e Canudos’, ‘Produção de etanol 2ª geração a partir de resíduos de frutas’, e ‘Bacei – Boia alarme contra enchentes e inundações’, são os trabalhos que agora servem de exemplo para mobilizar escolas estaduais para a edição da feira deste ano.

“Nós percebemos que os nossos estudantes estão mais engajados neste movimento de produção científica. Eles agora querem fazer mais e melhor. A vitória na Feciba e a ida para a Milset mudou a rotina da nossa escola, incentivando outros professores também a trabalhar com a ciência em sala de aula”, afirma a professora Poliana Gonçalves, do Educandário Oliveira Brito, no município de Euclides da Cunha, na região nordeste da Bahia. Ela foi a orientadora do projeto sobre a arara azul.

Para o estudante André Felipe Lima Ferreira, que desenvolveu o projeto ao lado do colega Héverton Wesley da Silva, tendo orientação da professora Poliana, a educação científica abriu os olhos dele para o mundo. “Eu passei a ver o que acontece ao meu redor e em toda a minha comunidade e na minha escola. Passei a perceber os problemas e buscar soluções. Com isso a vida muda, a rotina na escola é diferente, também”, comemora o estudante. Ele ressalta que é grande a expectativa quanto à participação na Milset Brasil. “A gente não imaginava chegar tão longe, e é muito bom ver o nosso esforço e conhecimento sendo reconhecidos”.

Videoconferência

Os quatro projetos estarão expostos no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, nesta segunda-feira (16), a partir das 14h, quando será realizada a videoconferência ‘Ciência na Escola: a escola e a construção colaborativa da 6ª Feciba’. O evento tem o propósito de mobilizar estudantes e professores para a edição deste ano, por meio da realização de feiras escolares e regionais.

A videoconferência terá a participação do reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Naomar Monteiro; da Diretora de Formação de Professores da Educação Básica, Irene Cazorla; e de Jailson Bittencourt, secretário nacional de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação. A programação inclui as palestras de Mateus Alex Barbosa (da Milset Brasil), Julia Pinheiro (da Atina) e Adaltro Lins (professor da rede estadual e premiado em diversas feiras de ciências e tecnologia).

‘Ciência na Escola’

O programa ‘Ciência na Escola’ é uma ação estruturante da Secretaria da Educação do Estado, por meio do Instituto Anísio Teixeira, com o objetivo de fortalecer o processo de Educação Científica para professores e alunos da Educação Básica, em especial do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A intenção é favorecer a construção de uma escola produtora de conhecimento educacional e socialmente referenciada, que se dedique ao estudo da realidade ambiental da Bahia e sobre a consolidação dos saberes das ciências naturais e cartográfico, à luz da história e cultura da Bahia.

Fonte: Ascom/Instituto Anísio Teixeira (IAT)