As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam na próxima segunda-feira (9), mas os estudantes da rede estadual já estão reforçando os estudos com os conteúdos digitais disponíveis no Portal da Educação. Ao todo, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza mais de 3,7 mil conteúdos digitais por meio do Ambiente Educacional Web (AEW), organizados por disciplinas, área do conhecimento, temas transversais, tipo de mídia, acessibilidade e sites temáticos para uso em sala de aula ou como suporte nos estudos.

Esses conteúdos digitais são produzidos e/ou catalogados por educadores da Rede Anísio Teixeira. Com acesso público e gratuito, o AEW ainda conta com sites temáticos, como a Rede Social Espaço Aberto e o Blog do Professor Web. Todas essas ferramentas atraem os estudantes para o Ambiente Educacional.

O Ambiente Educacional Web também pode ser acessado de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Esta novidade contribui para que estudantes e professores ampliem as possibilidades de compartilhar conteúdos educacionais e conhecimentos por meio das novas tecnologias da informação e da comunicação. O Ambiente Educacional oferece acesso a softwares que auxiliam na produção de mídias e a sites temáticos das disciplinas e dos temas transversais.

De olho no Enem

Outro apoio da Secretaria da Educação do Estado na preparação dos estudantes para o Enem são as videoaulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec). As videoaulas, ministradas por professores da rede estadual de todas as áreas do conhecimento, também estão disponíveis no Portal da Educação, no hotsite De olho no Enem.

Hora do Enem

No Portal da Educação também estão links para a página Hora do Enem, do Ministério da Educação (Mec), que também conta com diversos conteúdos exclusivos para o Enem, a exemplo de simulados e videoaulas.


Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia