O Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Torres, no município de Cruz das Almas, inaugurou, nesta semana, um Clube de Leituras destinado à leitura e atividades culturais para os estudantes. O espaço é resultado da Jornada Pedagógica da Rede Estadual, que teve como tema central o incentivo à leitura e tem norteado vários projetos nas escolas estaduais.

No Clube de Leitura serão realizadas rodas de leitura, cafés literários, grupos de discussão, mostras de filmes, encenações de textos, sarau poético, entre outras atividades. O objetivo é estimular o hábito de leitura, facilitar o contato dos participantes com autores, obras e temáticas diversas. “Pensamos num espaço para que o aluno possa se desenvolver cientificamente e estimular a criatividade, não só lendo códigos linguísticos, mas aprendendo a interpretá-los”, informa um dos idealizadores do projeto, o professor Gesiel de Albuquerque.

Desde quando o projeto foi iniciado os interessados já podiam se associar. A posse da carteira de sócio permite empréstimo de livros e acesso às atividades desenvolvidas. O espaço já conta com 42 associados, entre estudantes, professores e funcionários. “É um número significativo de participantes, pois estamos no começo”, diz Gesiel.

Professora do curso técnico de nível médio em Zootecnia e Agropecuária do Cetep, Neomara Lisboa se associou ao Clube como forma de ter um espaço para outras leituras fora da sua área de atuação. “Através do projeto posso ter contato mais ativo com a leitura. A gente fica limitado a fazer leituras da área em que atua e com o Clube vou poder desbravar outros horizontes”, acredita.

A estudante do 2º ano do Ensino Médio Jamima Ferreira, 15 anos, também já garantiu sua carteirinha de sócia. “Ler é legal. Com as atividades do clube vou ter mais desenvoltura para falar em público”, destaca.

Os livros que compõem o espaço foram doados pelo Núcleo Regional de Educação de Santo Antônio de Jesus (NRE 21) e pelos professores que estão à frente do projeto: Gesiel de Albuquerque e o professor de Geografia, Ivan Cardoso.

Fonte: Ascom/SEC