Com métodos apropriados para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, o programa Todos pela Alfabetização (Topa) já beneficiou 1,4 milhão de pessoas na Bahia. Durante formação para coordenadores pedagógicos e de turma, nesta terça-feira (24), na Secretaria da Educação do Estado, as autoras do livro didático ‘Viver e Aprender’, ressaltaram a importância de se considerar a experiência de vida e o repertório sociocultural dos alfabetizandos no processo de ensino e aprendizagem.

“A gente tinha uma adaptação do livro de criança para adulto. Hoje tem um livro específico produzido para o adulto [levando] em conta os conhecimentos prévios [dele]”, afirma Jordana Thadei, uma das autoras da publicação utilizada no programa.

Para a coordenadora de turma, Ana Cristina de Pinho, a formação é enriquecedora ao permitir adequar questões à realidade dos alfabetizandos. “Foi muito gratificante e produtiva a articulação [para] o fortalecimento da metodologia a ser trabalhada com os alfabetizadores na sala de aula. A autora foi reformulando as questões para que a gente possa adequar a cada alfabetizador a maneira de se trabalhar com suas turmas, respeitando suas peculiaridades”.

Esse é o segundo momento que os coordenadores do Topa têm com as autoras do livro. “No primeiro encontro, houve uma apresentação da estrutura do livro. Esse novo momento é voltado para uma articulação da prática com a teoria”, informa Maria Célia Silva, coordenadora Pedagógica do Topa no estado.

O livro tem seis capítulos interdisciplinares de linguagem e Matemática. “Os alfabetizandos jovens, adultos e idosos já trazem um conhecimento da Matemática, mas era preciso fortalecer esse trabalho com a disciplina nas turmas de alfabetização. Por isso dedicamos um momento na formação para a Matemática”, disse a coordenadora. “Para ensinar Matemática é preciso saber Matemática. É um processo de formação contínuo”, enfatiza Sandra Regina Correia, que fez a leitura crítica do livro.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia