O projeto Bahia Arte Sul encerra as atividades em maio com o espetáculo teatral ‘Os Javalis’, do grupo soteropolitano Teatro Nu. As apresentações acontecem nesta sexta-feira (6) e sábado (7), no Teatro da Casa de Cultura Jonas & Pilar, em Buerarema, e nos dias 13 e 14, na Casa de Cultura Miguel Falabella, no município de Prado, sempre às 19h. O espetáculo tem entrada gratuita e classificação livre.

Está previsto para o primeiro dia de apresentação o ‘Papo Nu’, rodada de conversa sobre o processo de criação do grupo com artistas e público de cada cidade. Escrito e dirigido por dramaturgo e diretor baiano Gil Vicente Tavares, Os Javalis é a segunda montagem do grupo, com texto livremente inspirado no teatro do absurdo, mais especificamente na obra ‘O rinoceronte’, de Eugene Ionesco.

No palco, os atores Carlos Betão e Marcelo Praddo dão vida aos personagens Homem A e Homem B, que estão sitiados em uma casa por um ataque de javalis e precisam conviver e confiar um no outro. A partir deste encontro, questões sociais e políticas são discutidas, através de metáforas, em uma encenação ágil, marcada por momentos de irreverência e humor.

O projeto Bahia Arte Sul tem como objetivo promover a formação de plateia para o teatro, democratizar o acesso aos bens culturais de consumo e promover a troca de experiências entre profissionais da capital e do interior. A iniciativa é apoiada pelo Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias estaduais de Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz).

Fonte: Ascom/Secult