Dança, cinema, movimento, processos, percepções e transmutações. São estes os conceitos que transformam dois curtas-metragens de Leonardo França – ‘IFÁ’ (2014) e ‘Laje do Céu’ (2012) – numa instalação a ser assistida numa galeria de arte. A mostra Cine Corpo ficará em cartaz na galeria do Instituto Cultural Brasil Alemanha – Goethe-Institut (ICBA), no Corredor da Vitória, em Salvador, desta terça (17) a sábado (21), das 9h às 18h30, com visitação gratuita.

Os filmes refletem a atitude da direção, montagem e roteiro de Leonardo França, artista que cruza diferentes atuações como diretor, ator, coreógrafo e performer. Ele trabalha com a ideia de ‘argumento detonador’, ao invés de um roteiro prévio tradicional. Essa escolha orienta o interesse por uma criação processual, na qual uma situação detonadora conduz as cenas seguintes.

A iniciativa integra o projeto Móbile, de manutenção de ações continuadas da Dimenti Produções Culturais, que tem apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, mecanismo de fomento gerido pelas secretarias de Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz-BA).

Fonte: Ascom/Secult