Integrando o ciclo de palestras sobre a exposição ‘Uma pausa em pleno voo’, do artista cearense Efrain Almeida, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) promove palestra sobre a reintrodução de aves apreendidas do tráfico, ministrada pela médica veterinária do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fernanda Liborio, nesta quarta-feira (1º), às 14h, na Galeria 3 do espaço cultural, na Avenida Contorno, em Salvador.

“Os animais representados pelo artista coincidem com alguns que são vítimas da ação humana. Mas isso pode ser reparado. Com educação, podemos reverter essa realidade”, afirma Liborio. A palestra busca suscitar a conscientização, além de esclarecer sobre as ações realizadas na Bahia pelo Ibama e diversos órgãos para salvar aves do tráfico, mostrando a realidade atual desses animais.

Entre as obras expostas por Efrain em cartaz na Capela do MAM-BA até o dia 3 de julho, consta a instalação ‘Uma coisa linda’, com 150 pássaros da espécie galos-de-campina, feitos em bronze policromado, distribuídos pelo piso da sala em grupos de unidades variáveis, formando uma cartografia determinada pelo artista.

Tem ainda a instalação ‘10 Hummingbirds’, composta por dez beija-flores, também em bronze policromado com tintas iridescentes, tonalidades diferentes, fincados na parede pelo longo bico. Na escultura de um cisne negro, em bronze pintado com tinta acrílica, o artista foi buscar na memória fabular dos contos de Andersen o simbolismo do cisne que se transforma em princesa.

Fonte: Ascom/Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA)