Já estão abertas as inscrições para a oficina de direção de fotografia que será realizada pela sexta edição do Festival de Cinema Baiano, em Itabuna, no sul da Bahia. O evento ocorre de 9 a 11 de junho, no Centro de Cultura Adonias Filho. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias estaduais de Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz).

A oficina, que será ministrada durante três dias pelo cineasta Jeronimo Soffer, buscará introduzir os participantes às dinâmicas inerentes ao processo de realização audiovisual, do ponto de vista do diretor de fotografia. A atividade será dividida em três módulos, que vão abordar teoria e prática, realização e planejamento de cenas e análise e detalhamento.

O curso partirá dos conceitos que embasam a formação e a representação da imagem, abordando todas as principais fases do processo de fotografia e iluminação de produtos audiovisuais, a importância da direção de fotografia para a realização de um filme e o papel do diretor de fotografia dentro do set de filmagem.

As inscrições podem ser feitas até 3 de junho, no site do evento, mediante preenchimento da ficha de cadastro junto com o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50. O pagamento é feito através de transferência ou depósito bancário, e o comprovante deve ser enviado para o e-mail oficinas@feciba.com.br, também até o dia 3 de junho.

Formação

São oferecidas 20 vagas para a oficina, com carga horária total de 12 horas e emissão de certificados aos participantes que cumprirem o mínimo de 75% do curso. Todas as informações sobre dados bancários, currículo completo da facilitadora e ementa do curso também estão disponíveis no site do festival.

Esta será a última etapa do evento, que já passou por Juazeiro, onde foi realizada em abril a oficina de produção de elenco, e Feira de Santana, que recebeu a oficina de produção de curta-metragem. As oficinas integram a programação do festival, que desde 2011 promove cursos de curta duração para a formação e aperfeiçoamento profissional direcionado ao mercado audiovisual.

Fonte: Ascom/Secult