O projeto ‘Renascer das Artes: do Temp(l)o das Musas ao Ciberespaço’A, que tem o apoio da Fundação Cultural do Estado (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura (Secult), ocupa os Jardins do Palácio da Aclamação e o Passeio Público nesta sexta-feira (20), das 14 às 18h, com recital poético, exposição de quadros e fotografias e performance.  A ação integra a programação da 14ª Semana de Museus em Salvador, realizada pela Diretoria de Museus (Dimus), unidade do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), que acontece no Palácio da Aclamação, no Campo Grande.

‘Renascer das Artes’ é um projeto de artes integradas idealizado pelo poeta Fabricio Britto e a museóloga Manuela Ribeiro, integrantes do coletivo Arte Marginal Salvador. A programação terá ainda recital poético, uma exposição coletiva de quadros e fotografias de artistas como Marie Thauront, Devarnier Hembadoom e Gilucci Augusto, e a performance ‘Mulheres Aguerridas’, na qual artistas irão interagir com o espaço e com sua ancestralidade.

As imagens, intervenções e vídeos produzidos nesse evento serão compilados no ciberespaço do projeto e a organização documental ficará por conta do artista gráfico Alberto Bautista. O Arte Marginal Salvador busca, por meio do projeto de artes integradas, movimentar e dar vida a possibilidades artísticas do centro e da periferia da cidade, fortalecendo a cena soteropolitana para além dos fomentos/apoios financeiros, porque acreditamos que com força, atitude, arte e educação podemos alcançar uma sociedade melhorada. O propósito do projeto, apoiado pela Coordenação de Artes Visuais da Funceb, é entrecruzar estéticas, das artes visuais à performance, a fim de desenvolver experimentos de cunho artístico e possibilitar a sua continuidade através de novos desdobramentos.

Fonte: Ascom/Fundação Cultural do Estado (Funceb)