Sessenta jovens do município de Salvador, oriundos dos bairros populares de Pirajá e Cajazeiras, vão receber certificados de conclusão de cursos oferecidos, gratuitamente, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Os jovens foram qualificados nos cursos de cabeleireiro, manicure e maquiagem.

A solenidade de certificação dos alunos do bairro de Pirajá vai ocorrer nesta terça (17), às 14h, na Escola Santos Dumont, localizada na Rua 8 de Novembro. Já a certificação no bairro de Cajazeiras VIII será na quinta (19), também às 14h, na Associação PDA, localizada no Loteamento Jardim Mangabeira. Os cursos foram realizados pelo Instituto de Ensino Afonso Linhares (Sealp), executora contratada através de convênio com a Superintendência de Desenvolvimento do Trabalho (Sudet).

Os cursos oferecidos pelo Programa Trilha têm carga horária de 400 horas, sendo 100 horas de qualificação social e retomada de conceitos da educação básica; 250 horas de qualificação profissional e preparação para o mundo do trabalho; e 50 horas para orientação e elaboração do Trabalho Final de Curso (TFC).

Instituído em 21 de outubro de 2008, pelo Decreto Estadual 11.262, o programa tem como objetivo inserir jovens no mundo do trabalho, entre 16 a 29 anos, residentes na zona rural e urbana do estado, pertencentes às famílias cadastradas no Bolsa Família e em situação de vulnerabilidade social; bem como elevar o nível de escolaridade e qualificação, além de promover a geração de renda e o protagonismo juvenil.

Fonte: Ascom/Setre