A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) realizou o levantamento do histórico funcional de aproximadamente 186 mil servidores públicos ativos do Estado ao longo dos últimos 33 anos. O trabalho – que envolveu a coleta de dados no Diário Oficial do Estado, em prontuários físicos e sistemas eletrônicos de todas as empresas públicas e órgãos do governo – representa uma etapa importante do RH Bahia, um projeto pioneiro que consiste na adoção pelo governo baiano de um novo modelo de gestão de pessoas com base na implantação do software HCM/SAP.

As informações coletadas durante o levantamento compõem uma base de dados que será migrada para o novo sistema pela equipe do RH Bahia. Após a entrada em operação do software, os servidores poderão consultar, de forma ágil e segura, as mais diversas informações relativas à sua vida funcional, em um ambiente web. Além disso, o levantamento do histórico dos servidores irá facilitar a realização de uma série de processos de Recursos Humanos, como a concessão de aposentadorias.

Mutirão

De acordo com o líder de projeto da Superintendência de Gestão e Inovação (SGI) da Saeb, Wívisson Ataíde, o levantamento é um trabalho exaustivo que chegou a mobilizar em alguns momentos cerca de 100 pessoas, em um verdadeiro mutirão. “Só no Diário Oficial do Estado, foram coletadas manualmente e digitalizadas informações extraídas de 8.140 edições publicadas de janeiro de 1982 a junho de 2015”, conta Wívisson.

“Coletamos um milhão e meio de ocorrências, num serviço muito minucioso, que exigiu olhar apurado dos técnicos”, complementa Ramiro Gabriel Oliveira, gerente em Gestão Documental da Empresa Gráfica da Bahia (Egba), contratada pela Saeb para a execução do serviço. Com o fim do contrato de dois anos, assinado em maio de 2014, a Egba agora está entregando à Saeb toda a base de dados já saneada e auditada.

A empresa continuará prestando suporte ao RH Bahia para a checagem de possíveis inconsistências nos dados. Além disso, está previsto um aditivo no contrato, para viabilizar a continuidade da coleta relativa ao período de julho de 2015 a dezembro de 2017, quando o novo sistema já terá entrado em operação em todo o Estado.

Pioneirismo

Iniciativa pioneira na administração pública brasileira, o RH Bahia consiste na implantação pelo governo baiano do módulo Human Capital Management (HCM) do SAP ERP (Enterprise Resource Planning), um software de gestão empresarial de qualidade mundialmente reconhecida e alta tecnologia.

Com o projeto, será possível automatizar mais de 90% dos processos de Recursos Humanos do Estado, garantindo aprimoramento de controles internos, economia financeira e mais rapidez no acesso a informações gerenciais. Já para os servidores e empregados públicos ativos, inativos e pensionistas, a implantação do sistema irá resultar em acesso online facilitado a informações, vantagens e benefícios.

Fonte: Ascom/Saeb