Cidade de todos os ritmos e cores, Salvador completa 467 anos nesta terça-feira (29). Para garantir a tranquilidade da população durante as comemorações de aniversário da capital baiana, que devem se estender até domingo (3), a Secretaria da Segurança Pública (SSP) ampliou o efetivo nas áreas de festa.

O policiamento, que incluirá os principais acessos e bairros onde as festividades serão realizadas, ficará a cargo das policias Civil e Militar, com o apoio do Corpo de Bombeiros. Em março, a PM capacitou e formou 218 policiais, que já estarão à disposição do comando-geral para reforçar o efetivo que fará o policiamento ostensivo das comemorações.

Homens do Esquadrão de Motociclistas Águia, da Polícia Montada, do Batalhão Especializado em Polícia Turística (Beptur), do Batalhão de Choque, das Operações Apolo e Gêmeos e das Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPT/Rondesp) de cada comando (Baía de Todos os Santos, Central e Atlântico) irão intensificar o policiamento feito pelas unidades de cada localidade.

Viaturas da PM também serão empregadas nos terminais de transbordo, pontos de táxis e de ônibus e nas principais vias de acesso às festas. Já a Polícia Civil vai ampliar o contingente nas delegacias dos bairros envolvidos nas comemorações. Na sexta-feira (1º), haverá reforço na 3ª e na 5ª delegacias territoriais (Bonfim e Periperi) e, no sábado (2), na 9ª, 12ª e 14ª delegacias territoriais (Boca do Rio, Itapuã e Barra).

Quatro grupamentos do Corpo de Bombeiros Militar (1º, 2º e 3º Grupamento de Bombeiros Militar e o 12º Grupamento Marítimo) estarão atuando durante os dias de festejo. Eles serão responsáveis pelos atendimentos pré-hospitalares e salvamento aquático, com o uso de guarda-vidas, botes salva-vidas, motos aquáticas e quadriciclos. O CBM também empregará viaturas de combate a incêndio, busca e salvamento e ambulâncias, para atender ocorrências nos locais de festa e em toda cidade.

Fonte: Ascom/SSP