A população de Barreiras, município a 863 quilômetros de Salvador e um das maiores do oeste baiano, passou a contar com duas Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs) – as 83ª e 84ª. As unidades foram inauguradas em cerimônia com presença do secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, que anunciou também a chegada de mais 32 policiais militares para reforçar o efetivo que atua na cidade.

"São duas unidades localizadas em regiões bastante populosas e que também terão a incumbência de promover trabalhos comunitários e sociais, integrando a comunidade em ações de participação coletiva. É uma fórmula que vem dando certo em Salvador e em outros municípios do interior", afirmou o Barbosa, na quinta-feira (10).

Sob o comando do major PM Fábio Cruz e Silva de Santana, a 83ª CIPM será responsável pelo policiamento ostensivo nas regiões à margem direita do Rio Grande, incluindo ainda os municípios de Baianópolis e Cristópolis. “Com a divisão das atribuições policiais, a primeira ação será definir as principais demandas das áreas, através da mancha criminal".

A 84ª CIPM, situada na rua Estação Elevatória, 174, no bairro Morada Nobre, terá o comando do capitão PM Cristiano Andrade da Gama e atuará nos locais à margem esquerda do Rio Grande, que também engloba os municípios de Angical, Cotegipe e Wanderley. Segundo ele, serão priorizadas ações de combate ao crime contra a vida.

Uma das novidades das duas companhias é a utilização de aplicativos para a realização de denúncias. Batizados de whats-denúncia, os números de contatos das unidades também receberão informações via whats app. Na 83ª CIPM, o número é o (77) 9 9815-8989 e na 84ª o contato deve ser feito prlo (77) 9 9826-5260. "Receberemos fotos e vídeos que possam contribuir para o trabalho da polícia", ressaltou o secretário.

As novas unidades assumem as atividades em Barreiras, antes realizadas pelo 10º Batalhão da PM, que, com a reestruturação do policiamento da região oeste, foi transformado num centro regional de formação, instrução e aperfeiçoamento de praças, passando a ser chamado de 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (Beic). Na ocasião, Maurício Barbosa destacou a importância da presença de outros setores no investimento em segurança e agradeceu ao prefeito de Barreiras, Antônio Henrique de Souza Moreira, pelo apoio à construção dos equipamentos.

Fonte: Ascom/Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP)