No Aleluia Ilhéus, festival que acontece desta quarta-feira a sábado (23 a 26), na Avenida Soares Lopes, no município de Ilhéus, e terá programação voltada especialmente aos pescadores, aquicultores e produtores da região sul do estado, a Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), realiza doação de 130 mil alevinos (filhotes de peixes) de tambaquis e tilápias.

A entrega acontece nesta quinta (24), às 9h, e, segundo o presidente do órgão, Dernival Oliveira Júnior, beneficiará cerca de 50 famílias de aquicultores de sete associações e cooperativas de pescadores e aquicultores de Ilhéus. A Bahia Pesca também vai realizar o cadastramento dos profissionais em programas sociais e de crédito dos governos estadual e federal, como CadCidadão, que registra a situação social e econômica dos profissionais e encaminha-os para diversos serviços públicos de assistência e crédito, a exemplo do Vida Melhor.

O cadastramento no CadCidadão serve para os profissionais obterem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que é a comprovação de enquadramento do aquicultor ou pescador como produtor familiar, sendo indispensável para acesso a políticas públicas como os programas Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), de Aquisição de Alimentos e de Habitação Rural. Os piscicultores que tiverem dúvidas sobre seus processos produtivos ou os programas e ações da Bahia Pesca podem visitar o estande no evento, das 9 às 20h.

Fonte: Ascom/Secretaria da Agricultura, Pecuáriarrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri)