Uma intensa programação gratuita será realizada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), localizada no bairro dos Barris, em Salvador. No projeto Mulher em Cena, já em sua quarta edição, haverá palestras, oficinas, exposições e até show de stand up comedy. A unidade é vinculada à Fundação Pedro Calmon, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

A partir desta terça (8), estará disponível para o público exposição de artes visuais com o tema A caneta, o papel e a canção. Os desenhos, de Manuela Simão, são feitos com caneta esferográfica em papel, e toda a obra ilustra trechos de músicas de bandas e artistas conhecidos como Moska, Los Hermanos, Os Paralamas do Sucesso, Caetano Veloso, Gilberto Gil, entre outros. A mostra permanecerá no foyer da biblioteca até o último dia do mês.

Odontologia

A melhor forma de evitar enfermidades gengivais é cuidar da higiene bucal, sempre dando atenção à escovação e ao fio dental, além de consultas regulares ao dentista. Para tirar dúvidas sobre odontologia, a Biblioteca contará, até o dia 18 de março, com um stand da Clínica Você Sorri, das 8h30 às 18h. Para reforçar a importância dos cuidados e da higiene bucal, será realizada a palestra Saúde Bucal x Saúde geral: Odontologia para mulheres, nesta terça (8), no dia 15 e 17 de março. As duas atividades serão realizadas pela dentista Safira Andrade.

Trabalho

Na programação da Biblioteca Pública do Estado da Bahia também haverá palestras e bate papos sobre trabalho. Na quarta-feira (9), às 15h, haverá a palestra Empreendedorismo, ministrada pelo técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fabrício Barreto. Na ocasião serão esclarecidas quais as características da pessoa empreendedora, que geralmente são decididas, corajosas, otimistas e que estão sempre identificando oportunidades e agindo.

Na quinta (10), também às 15h, será a vez da Palestra Microempreendedor Individual, que objetiva explicar como a trabalhadora, conhecida como informal, pode se tornar uma microempreendedora legalizada e passar a ter CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), o que facilitará a abertura de conta bancária, pedidos de empréstimos e emissão de notas fiscais. A palestrante será Célia Lima, também técnica do Sebrae.

Ainda sobre trabalho, na sexta-feira (11), 19h, será realizado o bate papo Tirando de Letra – Mundo Mulher, com o tema Empreendedorismo. O evento será uma conversa informal, mas cheia de conteúdo sobre mulheres que fizeram sua carreira de forma empreendedora. O bate papo terá mediação de Ro Reyes da Casa Via Magia, e haverá participação de Fernanda Caribé (sócia diretora do PET Cursos), Cáren Cruz (blogueira), Carla Maciel (criadora da Feira da Cidade), Lila Cruz (quadrinista) e da empresária Lívia Fauaze.
Para concluir o tema, no próximo dia 18 ainda haverá palestra sobre Empreendedorismo Feminino, com Juliana Lima, da PET Cursos. A atividade está agendada para as 15h.

Beleza

As mulheres também terão atividades voltadas para a beleza, como a Consultoria Mary Kay, em 14 de março, às 10h. No evento, elas poderão aprender os segredos de uma boa maquiagem, além de cuidados com a pele do rosto com as facilitadoras Maria Ferreira e Haysa Ramos. No mesmo dia, às 15h, as mulheres ainda poderão participar de uma oficina de amarração de lenços com a facilitadora Emile Brito.

Figura conhecida da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, a comediante Renata Laurentino fará um show de stand up comedy no dia 18 de março, às 18h. Com humor sarcástico e irreverente, os textos da comediante passeiam entre as relações conjugais até acontecimentos fatídicos do dia a dia.


Fonte: Ascom/Fundação Pedro Calmon (FPC)