Dentro das comemorações programadas para o mês de março, a Base Comunitária de Segurança (BCS) de Fazenda Coutos, em Salvador, iniciou as ações da ‘Semana da Mulher’ nesta terça-feira (15). O evento, que se estende até sexta (18), ocorre na sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), com palestras e atividades recreativas inseridas no projeto ‘Vida Leve’, voltado para mulheres da terceira idade da comunidade.
Uma palestra com o tema ‘Tráfico de pessoas: uma realidade invisível e perto de você’, ministrada pela advogada e professora Tuany Cardoso, abriu a programação. A pesquisadora confessou ter sido ‘desafiador’ tratar deste assunto com mulheres da comunidade de Fazenda Coutos. “É algo que [elas] não conhecem bem. Daí meu desejo que elas se tornem agentes multiplicadoras, levando esses conhecimentos daqui para toda a sociedade”, ressaltou.
A BCS/Fazenda Coutos trabalha juntamente com o Cras, local onde os projetos são aplicados. A parceria tem gerado bons resultados e é motivo de orgulho para a administradora do Cras, Eliete Pereira. “A interação é perfeita, pois permite que nosso centro insira famílias, atendendo projetos elaborados pela base”. Ela ainda lembra que a parceria, já com quase quatro anos, “é responsável por transformar as famílias ali atendidas”.
Integração
A comunidade se encontra satisfeita com as ações executadas pelo Cras e pela base. A moradora Tereza Oliveira Paranhos revelou que as atividades físicas promovidas pelo soldado PM Plínio Caldeira “têm tornado minha saúde muito melhor”. Cristina Maria dos Santos, também moradora da comunidade, garante que vai participar de toda programação da ‘Semana da Mulher’ e, em especial, das palestras. 
O objetivo do evento, segundo a comandante da BCS, tenente PM Carla Sousa de Oliveira, é integrar ainda mais a comunidade com a polícia. Segundo ela, o trabalho, desenvolvido em conjunto com outras instituições, tem dado bons resultados. “Nossas ações trazem respostas para a redução nos índices de violência”, afirmou. A programação ainda inclui apresentações musicais do projeto Primeiro Som.
Fonte: Ascom/Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP)