O Balcão Previdenciário, unidade itinerante da Previdência Estadual, atende servidores do Estado, que atuam em órgãos no bairro da Piedade, em Salvador, nestas terça e quarta-feira (29 e 30). O serviço vai ser prestado na sede da Polícia Civil, que funciona na Rua 13 de Maio, s/n, das 9h às 17h, sem interrupção para o almoço. A ação é da Secretaria da Administração (Saeb) através da Superintendência de Previdência.

A unidade oferece esclarecimentos sobre aposentadoria, simulação de data provável para aposentadoria, averbação de tempo de serviço, abono de permanência, auxílio-reclusão, pensão como benefício previdenciário, gratificações, informações referentes a fundos previdenciários e assuntos que têm impacto na contagem do tempo de serviço público. O atendimento será aberto a todos os servidores estaduais, especialmente aqueles que trabalham em escolas, unidades de saúde e da Polícia Militar na região.

Criado em outubro de 2011, o programa tem como principal objetivo sensibilizar os funcionários ativos para as questões previdenciárias, que começam ao ingressar no setor público, além de facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela Previdência Estadual.

Adesão voluntária

O Balcão é acolhido pelos órgãos estaduais que, mediante adesão voluntária, disponibilizam as condições necessárias para o atendimento, como espaço físico e equipamentos. Cerca de cinco mil servidores já foram atendidos, com dez mil serviços prestados ao longo das visitas. Desde 2014, o atendimento inclui o interior do estado.

Os gestores interessados em solicitar o programa devem acessar o Portal do Servidor e, no ícone Balcão Previdenciário, imprimir o formulário Adesão ao Balcão Previdenciário, que deve ser encaminhado à Suprev pelo e-mail balcao.previdenciario@saeb.ba.gov.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (71) 3116-5710 ou (71) 3116-5709.

Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)