O MBA em PPPs e Concessões, o primeiro do Brasil especializado em parcerias público-privadas, foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (3) durante o seminário ‘Melhores Práticas em PPPs’, no Consulado Britânico, em São Paulo. O curso resulta de parceria entre a Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das PPPs (RedePPP), liderada pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), a London School of Economics and Political Science (LSE Enterprise) e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp-SP).

As aulas vão ser iniciadas em agosto de 2016 com uma turma de 50 alunos, na maioria, gestores de instituições públicas e privadas envolvidas com projetos de PPP e de concessões. Ao todo, são 420 horas-aula, das quais 380 horas por meio de ensino à distância (EaD) e 40 horas de módulo presencial, dando direito a certificado da LSE Enterprise. Todas as informações referentes ao MBA em PPPs e Concessões estão disponíveis no site da Fesp-SP.

Segundo o chefe da Secretaria Executiva de Projetos de PPP da Sefaz-BA, Rogério Princhak, há uma carência de formação técnica no setor, nas esferas pública e privada. “[…] O curso cumpre a função da RedePPP de apoiar e fomentar a capacitação técnica visando à promoção dos projetos de PPP no Brasil”.

Também coordenador da RedePPP, que reúne 30 organizações brasileiras, entre estados, municípios, órgãos federais e agências de fomento, ele afirmou que o MBA é um marco para o setor. “É um desejo antigo que está se viabilizando, [pois] hoje só existem no País cursos de curta duração”.

CONTEÚDO DO CURSO

Conceitos básicos; Planejamento de projetos de infraestrutura; Estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental – EVTEA; Regulação econômica; Execução e acompanhamento de contratos; Tópicos avançados em modelagem jurídica em PPPs e concessões; Tópicos avançados em modelagem econômico-financeira em PPPs e concessões; Atelier de projetos/metodologia de elaboração de projetos; e Módulo Internacional na London School of Economics.

PARCERIA

° RedePPP
– A rede tem por finalidade promover ações necessárias à elaboração de políticas, fixação de diretrizes e harmonização de procedimentos e normas relacionadas às parcerias público-privadas, além de promover a colaboração mútua entre os estruturadores e gestores públicos de PPP da Federação.

° LSE Enterprise
– É reconhecida como um centro mundial de pesquisa e ensino em todo o espectro das ciências sociais, políticas e econômicas. De acordo com a organização, passaram por seus cursos 16 prêmios Nobel e 37 chefes de estado. A LSE Enterprise é o braço comercial da LSE, estruturando projetos de educação executiva, consultoria e pesquisa aplicada, envolvendo a participação de experts e acadêmicos de mais de 80 países.

° Fesp-SP
– Criada em 1933, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo é uma das mais tradicionais instituições de ensino no campo das Ciências Sociais no Brasil. Entre suas finalidades consta elaborar projetos e desenvolver pesquisas que abordam as realidades econômica, social e política brasileira, bem como a gestão pública.

Fonte: Ascom/Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA)