A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realiza nesta sexta-feira e sábado (4 e 5), no município de Nova Viçosa, extremo sul da Bahia, o Curso de Capacitação para Árbitros e Técnicos de Futebol.

Gratuitos e com apoio das prefeituras locais, os cursos fazem parte do programa de Dimensão Social do Futebol da Sudesb. O objetivo é reciclar e aperfeiçoar técnicos e árbitros do futebol, além de servir de incentivo para os iniciantes. Interessados em participar podem se inscrever pelo telefone (73) 99958-7423 ou no local do curso, até, às 17h, desta sexta. Ao final, os participantes recebem os certificados.

As atividades começam, a partir das 18h de sexta-feira, no Colégio Laura Bandeira, onde acontece aula teórica sobre arbitragem no futebol, com abordagem das normas e os padrões aplicados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Internacional de Futebol (Fifa). O conteúdo vai ser ministrado pelo professor e educador físico Hidelbrando Patriarca.

No sábado, a partir das 9h, o também professor e educador físico Rui Mendes ministra o curso para técnico de futebol, que aborda temas teóricos como ‘O perfil do técnico, etapas de formação do jogador’, ‘Fundamentos técnicos e táticos’ e ‘Fase de treinamentos’. A partir das 14h, no Campo do Grea, é a vez da aula prática, onde cada participante elabora um plano de treino. Os dois professores são do quadro técnico da Sudesb.

Fonte: Ascom/Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb)