A baiana Paola Reis, 16 anos, conquistou medalha de ouro na categoria júnior do Pan-Americano de BMX, competição disputada em Santiago del Estero, na Argentina, nos dias 27 e 28 de março. A atleta foi revelada pelo Projeto Pedal, da Associação de Bicicross de Salvador, que tem apoio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Mesmo tendo pouco tempo – cinco anos – nesse esporte que é praticado com bicicletas especiais, a jovem já obteve títulos importantes e desponta como promessa na elite nacional do BMX. A prova ocorreu um dia após a Copa do Mundo UCI BMX Supercross 2016, com a presença de atletas olímpicas. Na ocasião, Paola chegou às quartas de final.

Os atletas Leonardo Caze e Gabriel Reis também disputaram o mundial na categoria elite masculino, porém não conseguiram pontuação. Os três viajaram à Argentina com passagens disponibilizadas pela Sudesb, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Tricampeã brasileira de BMX e principal atleta do Brasil nesta categoria, Paola liderou todas as baterias do Pan-Americano de BMX, completando o circuito com folga para assegurar a medalha de ouro na categoria júnior. “Meu objetivo são os Jogos Olímpicos de 2020. Para tanto, preciso continuar disputando provas importantes e treinando bastante. Se Deus quiser e com muito trabalho irei trazer uma medalha do mundial”, disse.

Fonte: Ascom/Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb)