Alunos do Colégio Estadual Democrático Bertholdo Cirilo dos Reis, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, dividiram esta terça-feira (29) à comemoração dos 38 anos de criação da escola e do aniversário da capital baiana, que completou 467 anos. A unidade funciona na Rua dos Ferroviários, 80 E, em São João do Cabrito, no bairro de Plataforma.

A data foi celebrada com hasteamento de bandeira, execução do ‘Hino Nacional’ e apresentação teatral do espetáculo ‘Mágico Mar’. O colégio atende atualmente a 930 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio nos três turnos. Também oferece o curso de Educação Profissional em Administração, Gestão e Negócios.

Marlana Barbosa, 15 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental, diz que na unidade, onde estuda há cinco anos, ela vivencia bons momentos. “Gosto muito do Colégio Bertholdo. Daqui pretendo sair só após terminar o Ensino Médio e sei que vou levar muitas lembranças boas”.

Para o colega Vinicius Rafael Torres, 16, a escola foi responsável por todo conhecimento e amigos que têm hoje. “Foi aqui [onde] comecei meus estudos no [Ensino] Fundamental e onde fiz muitos amigos. Desejo para a escola só o melhor porque é um lugar importante para mim”.

A escola recebeu o nome Bertholdo Cirilo Reis, a pedido dos moradores de Plataforma, em homenagem a um líder comunitário que sempre buscou melhorias para o bairro. Adriana dos Reis, neta de Bertholdo e atualmente professora de Língua Portuguesa da unidade, ressaltou que a escola tem importância não só profissional como também afetiva para ela.

“Sou concursada do colégio há 16 anos, mas comecei a trabalhar aqui antes disso. Minha relação com [a escola] vem de casa. Lembro sempre de participar dos aniversários do colégio com minha família, e hoje quando entro e vejo o retrato do meu avô sinto alegria de estar trabalhando aqui”, disse a professora.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia