O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, representando o governador Rui Costa, participou do seminário ‘O Novo Ciclo Desenvolvimentista da Bahia, do Nordeste e do Brasil’, realizado pelo Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos (IRAE), no Salão Nobre da Associação Comercial da Bahia, nesta quarta-feira (9). 
O objetivo do evento é utilizar as ideias desenvolvimentistas do economista e político baiano que dá nome ao instituto para tentar planejar soluções para o país em meio à crise econômica atual. Na ocasião, Rodrigues fez questão de registrar a presença das mulheres na instituição bicentenária e tradicionalmente marcada pela presença masculina, além da importância da participação feminina nos debates sobre desenvolvimento do estado brasileiro. 
O secretário ressaltou ainda que eventos dessa natureza podem beneficiar os executores de políticas públicas, como ele. “Somos demandadores de momentos como esse para orientar nossas ações”. Rodrigues complementou dizendo que “não podemos nos furtar de discutir os 70% do semiárido baiano, disputando as imensas torres de energia eólica, ao lado de comunidades pobres”.
O seminário é presidido por Aristeu Almeida, irmão do homenageado e que é presidente de honra do Irae. Rômulo Almeida é um ícone do desenvolvimento da Bahia, tendo sido político atuante em favor do estado, responsável pela concepção do Polo de Camaçari, Porto e Centro Industrial de Aratu. 

Planejamento estratégico 

O presidente da entidade, Flávio Almeida, organizador do evento e sobrinho de Rômulo Almeida, reafirmou a importância do evento para pensar o desenvolvimento social e econômico do estado. "Estamos reunindo os mais altos especialistas em quatro painéis, com a participação de representantes acadêmicos e gestores públicos, para pensarmos em como fomentar o desenvolvimento para médio e longo prazo, à luz das ideias vanguardistas de Rômulo", destacou.
O economista Márcio Pochmann, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Fundação Perseu Abramo, fez a palestra magna sobre planejamento estratégico nacional para o desenvolvimento econômico e social regional, como parte do tema central do evento. O secretário Jerônimo Rodrigues também participou da mesa de debates do painel ‘Um olhar Territorial para o Desenvolvimento do Nordeste’.
Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)