O Museu Abelardo Rodrigues, instalado no Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, participa até o próximo dia 27 da programação especial proposta pela Arquidiocese de Salvador para marcar a Semana Santa, destacando peças do Núcleo da Paixão de Cristo – ‘Crucificado’, ‘Nossa Senhora das Dores’, ‘Maquineta’ e ‘Senhor dos Passos’ – que são dos séculos 17, 18 e 19, respectivamente, e reúnem aspectos simbólicos cristãos, na perspectiva católica, inseridas contexto da Semana Santa. A visitação é gratuita e nos horários de funcionamento do museu – de terça a sexta-feira, das 12 às 18h, e aos fins de semana e feriados, das 12 às 17h.

O colecionador pernambucano Abelardo Rodrigues (1908-1971) reuniu ao longo de sua vida uma das mais importantes coleções, composta por mais de 800 objetos, que revela a trajetória histórica e artística da arte sacra cristã no Brasil, percorrendo o barroco e o neoclássico, suas formas de representação e devoção, aproximando o humano do sagrado.

Inaugurado em novembro de 1981, o Museu Abelardo Rodrigues preserva uma das mais importantes coleções de arte sacra do País, reunida pelo pernambucano que dá nome a instituição. O acervo foi adquirido pelo Governo da Bahia, em 1973, após uma longa disputa judicial com o estado de Pernambuco, conhecida, na época, como ‘Guerra Santa’. As peças chegaram a Salvador em 1975.

Apresenta peças datadas dos séculos 17 a 20, confeccionadas em diversos materiais, a exemplo de madeira, barro cozido, marfim, pedra sabão e metal. São oratórios, miniaturas, imaginária, crucifixos, imagens de Roca, maquinetas, crucificados, mobiliário de devoção, objetos de origem brasileira, principalmente nordestina, como também de procedência europeia. Neste universo, destacam-se obras com características orientais que fogem completamente ao traçado barroco marcante na coleção. O acervo reúne exemplares da imaginária erudita e popular, esta, registrando imensa variedade de influências regionais.

Fonte: Ascom/Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac)