A primeira etapa das oficinas do Festival de Cinema Baiano (VI Feciba), que vai acontecer no mês de abril, no município de Juazeiro, na região norte, abriu as inscrições. O evento tem o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), mecanismo de fomento administrado pelas secretarias estaduais de Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz-BA), e é uma realização do NúProArt – Núcleo de Produções Artísticas e da Voo Audiovisual.

O objetivo do Feciba é a formação e o aperfeiçoamento profissional para o mercado audiovisual, ampliando as discussões voltadas ao universo cinematográfico e cultural do estado. Até o próximo dia 25, os interessados podem se inscrever para o curso de Produção de Elenco, que será realizado no Centro de Cultura João Gilberto.

Sob o comando do ator, produtor de elenco e atual presidente no Colegiado Setorial do Audiovisual da Bahia, Elson Rosário, a oficina propõe capacitar os participantes na prática do fazer cinematográfico, instrumentando-os com habilidades e técnicas para atuação em todas as etapas necessárias para a produção de elenco em obras audiovisuais. Com aulas expositivo-dialógicas e práticas, incluindo o uso de celulares e câmeras fotográficas digitais na pesquisa, testes e audições para seleção de elenco, também busca ainda aplicar técnicas de planejamento na realização dos trabalhos para a produção de elenco.

Depois de Juazeiro, o Feciba segue para Feira de Santana, onde realiza a oficina de Produção de Curta-metragem, encerrando a etapa em Itabuna, no sul do estado, com a oficina de Direção de Fotografia. As inscrições para esses cursos serão abertas em abril e maio, respectivamente. Mais informações estão disponíveis no site do evento.


Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado (Secult)