A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) abre as portas do antigo Cine Teatro Liceu – atual Auditório Liceu – para ser utilizado gratuitamente por grupos artísticos em seus ensaios. A abertura oficial acontece, nesta quinta-feira (10), às 17h, com homenagem ao Dia Mundial do Teatro e ao Dia Nacional do Circo, 27 de Março.

De acordo com a diretora da Funceb, Fernanda Tourinho, “é muito importante a reocupação de espaços públicos que possam permitir a quem atua no segmento cênico a estrutura básica para desenvolver seus projetos”.

Ela considera que a iniciativa dinamizará o Centro Antigo de Salvador, complementando o programa de ocupação criativa de imóveis do Pelourinho, a ser desenvolvido pela Fundação Cultural em parceria com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), órgãos vinculados à Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

A primeira etapa do processo vai ser anunciada na abertura oficial do auditório. O evento irá celebrar nomes e ações que contribuem com as linguagens artísticas do Teatro e do Circo. O diretor, mestre e professor Deolindo Checcucci, a iluminadora Irma Vidal, o artista circense Seu Luiz (Luiz Lago) e o Prêmio Braskem de Teatro terão sua importância reconhecida pela Funceb.

Solicitação de uso

O Auditório Liceu fica no prédio onde funciona a Funceb, na Rua do Saldanha, nº 14, Centro Histórico. Os interessados em ensaiar no espaço devem fazer a solicitação em formulário próprio disponível na sede da Fundação Cultural e no site da Funceb.

Todas as solicitações devem ser encaminhadas ao setor de Recursos Humanos da Funceb por meio presencial, postal ou e-mail lucia.andrade@funceb.ba.gov.br, com, no mínimo, cinco dias úteis de antecedência da data prevista para início das atividades. O período de uso do espaço é de, no máximo, quatro semanas consecutivas, em dias corridos, ou 30 dias em datas alternadas. A cessão de uso depende da disponibilidade do espaço nas datas e horários solicitados.

Fonte: Ascom/Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb)