O curso ‘Conversando com a sua História’ chega a Caetité, no sudoeste da Bahia, nesta quinta-feira (31). A cidade é a primeira a receber esta nova fase do projeto realizado pelo Centro de Memória da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). 
Com o tema ‘Panorama da história da educação na Bahia: os ingênuos no século XIX’, a professora doutora Ione Celeste Jesus de Souza, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), vai falar ao público sobre a história da educação na Bahia, tendo como destaque o uso da mão de obra de menores na Bahia, no período entre 1850 e 1920. 
Ela também enfatizará os ingênuos, os migrantes, os filhos de imigrantes e os imigrantes. Aberta ao público, a atividade será realizada no Campus VI da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), às 19h. Não é necessária a inscrição. Os participantes vão receber certificado.  

Conhecimento histórico 

A partir deste ano, o Centro de Memória da Bahia (CMB) realiza uma série de atividades nos territórios de identidade do estado, tendo como objetivo aproximar o CMB dos centros de produção do conhecimento histórico do estado. Integrante no Território do Sertão Produtivo, Caetité já foi visitada pela Fundação Pedro Calmon em 2015, com a realização de uma aula pública sobre a participação da cidade no processo de independência do Brasil na Bahia. 
Agora, a fundação retorna ao município com outro projeto, além de realizar visitas ao Ilê Axé Dana Dana, à Casa Anísio Teixeira, ao Arquivo Público Municipal e ao Museu do Alto Sertão da Bahia. 

Fonte: Ascom/Fundação Pedro Calmon