Uma lei econômica pouco conhecida diz que "toda oferta cria a sua própria demanda". Foi o que se viu na noite de terça-feira (22) durante a inauguração do Shopping Juá Garden Shopping, em Juazeiro, no Vale do São Francisco, quando mais de 20 mil clientes foram ao mais novo centro comercial da Bahia, que vai gerar três mil empregos, entre direitos e indiretos. Setenta e três das 100 lojas estavam abertas e as outras 27 começam, a funcionar até o Dia das Mães, em maio. A expectativa é que 400 mil consumidores movimentem, anualmente, cerca de R$ 250 milhões. Serão R$ 60 milhões em impostos federais, estaduais e municipais.

O Juá conta ainda com um complexo Cinemark, com cinco salas de última geração, com tecnologia 3D. A demanda se mostrou tão forte que o grupo mineiro Tenco – responsável pela construção e administração do shopping, localizado entre as BRs 407 e 235, no bairro Itaberaba, com investimentos de R$ 150 milhões, projeta um aumento de sua área locável, atualmente em 23 mil metros quadrados."No segundo semestre começaremos as obras de ampliação. Até o final de 2017, teremos mais 60 lojas no Juá", afirmou o presidente da Tenco, Eduardo Gribel, que inaugura, ainda este ano, mais dois empreendimentos no País, em São Paulo.

O shopping já começa a incrementar ainda mais a economia de Juazeiro e, especialmente do bairro Itaberaba, onde serão construídos grandes empreendimentos, como um hotel da bandeira Íbis, uma revenda de automóveis e um centro de serviços automotivos. Sete novas linhas de ônibus passam a atender o bairro, que ganhou uma nova iluminação pública.

"O Vale do São Francisco continua desafiando a crise. É o grande gerador de empregos com carteira assinada, o agronegócio está mais forte do que nunca e agora tem o shopping, que é um puxador do crescimento e gerador de mais empregos", destacou o superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Paulo Ferraro, que representou o governador Rui Costa e do secretário Jorge Hereda no evento.

Durante pronunciamento, o prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho disse que o shopping é mais que um símbolo para a cidade. “Enfrentamos muitas resistências, inclusive do próprio empresariado, que alegava já existir um shopping na vizinha Petrolina. Mostramos hoje que tem espaço pra todo mundo".

O Juá Garden Shopping está implantado em 40 mil metros quadrados de área construída, espaço para 160 lojas distribuídas em dois pisos. São cinco lojas-âncoras, três megalojas e seis estabelecimentos de serviços. Conta ainda com praça de alimentação com dois restaurantes e 18 opções de fast-food, estacionamento com mais de 1.100 vagas, além de 11 elevadores e quatro escadas rolantes. Grandes marcas do varejo nacional estarão presentes no centro comercial, a exemplo da Renner, Riachuelo, Lojas Americanas, Magic Games, Ri Happy, Colombo, além de fortes grupos locais, como América Import, Moda Sublime e VisoLux.

Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE)