A Base Comunitária de Segurança do Uruguai, em Salvador, iniciou esta semana o calendário 2016 de oficinas e cursos oferecidos à comunidade gratuitamente. São oferecidas aulas de iniciação musical, coral, piano e violão, além de tai chi, capoeira, Muay Thai, e Matemática e Gramática para reforço escolar.

Praticamente com as vagas esgotadas, a ação é realizada em parceria com o projeto Neojiba nos Bairros. Quinzenalmente um monitor de música vai ao local para reforçar as aulas, capacitar os professores – policiais militares – da base comunitária, e programar apresentações envolvendo os 13 bairros onde o projeto atua na capital baiana.

Após doação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHD) de teclado e flautas doces para as crianças do curso de iniciação musical, na quinta-feira (3), foram iniciadas as aulas, com a presença de monitor do projeto Neojiba nos Bairros.

Trabalho preventivo

“A comunidade não vinha até nós. Agora, depois de um ano deste trabalho de abertura e interação, já é possível perceber que estabelecemos uma aproximação, com visitas frequentes das pessoas da comunidade, motivadas pelas aulas oferecidas”, explica a tenente Carla Elis, comandante da unidade.

Ela afirma que “nosso objetivo maior aqui é fazer um trabalho preventivo com relação à violência. É um trabalho de segurança pública. As situações chegam a nós antecipadamente, permitindo atuação preventiva”.
Segundo a tenente, a ação atrai pessoas de outros bairros. “Temos alunos de Ondina que se deslocam para fazer as aulas”. A ação da base promove ainda a integração da comunidade, atendendo pessoas de todas as idades com diferentes interesses.

“Hoje atendemos uma senhora de 73 anos que tem o sonho de aprender a tocar piano e fez sua primeira aula”, conta a soldado Nazaré, uma das professoras policiais. Ela cita também o exemplo de uma menina de 10 anos com síndrome de down inscrita para as aulas de violão. “Procuramos acolher todos”.

Fonte: Ascom/Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHD)