O público que foi ao Dique do Tororó, em Salvador, no domingo (24), para acompanhar a Caminhada Raízes da Bahia, interagiu com o trabalho de conscientização do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). O órgão levou para a concentração do evento, que reuniu diversas manifestações culturais do estado, a apresentação dos bailarinos da ‘Balada Consciente – Se beber, não dirija’ e a simulação do bafômetro.

A estudante Damiana Santana Silva, 24 anos, aceitou soprar o bafômetro, que registrou índice de alcoolemia. "Essa ação do Detran é muito importante para termos ideia da quantidade de álcool que consumimos e que misturá-lo com direção é muito perigoso. Coloca a minha vida e a de outras pessoas em risco". No mesmo dia, o órgão promoveu campanha educativa e ações da unidade móvel da Escola Pública de Trânsito, no município de Serrinha, sertão baiano, onde aconteceu uma exposição de carros antigos do Veteran Car Club da Bahia.

Blitz da Lei Seca

No sábado (23), foram realizadas blitzes de alcoolemia em Salvador, na Avenida Bonocô e no Dique do Tororó. No total, 182 veículos foram abordados, 46 notificados e 21 apreendidos. Dez condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro e quatro foram flagrados sob efeito de álcool.

Fonte: Ascom/ Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA)