Para conscientizar o cidadão sobre os perigos nas vias durante a folia momesca, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) leva para a avenida a campanha educativa ‘Fique de boa no Carnaval – Se beber, não dirija, com o envolvimento de 200 servidores. Equipes do órgão vão percorrer os circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho), distribuindo material informativo sobre a Lei Seca e o perigo de dirigir usando o celular.

A simulação do teste do bafômetro e a apresentação dos bailarinos da ‘Balada Consciente’ completam as ações educativas pela redução no número de acidentes. Serão realizadas também blitzes diárias de alcoolemia em pontos estratégicos da cidade, com o apoio do Esquadrão Águia da Polícia Militar. Nas abordagens, os condutores vão receber orientações sobre normas de segurança e o uso dos equipamentos obrigatórios.

O Detran terá um posto central de atendimento em Ondina para a emissão gratuita da segunda via da habilitação e do licenciamento do veículo. Basta o folião levar dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições beneficentes. Outros dois módulos avançados funcionarão no Campo Grande e na Barra, para fiscalizar o acesso de trios elétricos e carros de apoio vistoriados e desobstruir os corredores de tráfego.

A vistoria dos veículos previstos para desfilar no Carnaval acontece no Parque de Exposições. Os motoristas de trios e carros de apoio devem participar do curso de capacitação oferecido pelo Detran, que começa nesta sexta-feira (29), às 9h, na sede do órgão, na Avenida ACM. O curso prossegue nos dias 1º e 3 de fevereiro, com a expectativa de alcançar 250 condutores, que terão aulas sobre legislação, direção defensiva e combate ao estresse.

Fonte: Ascom/ Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA)