No Carnaval de Salvador será realizada uma campanha de promoção do Trabalho Decente, instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em parceria com o Governo do Estado, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Prefeitura de Salvador. O lançamento acontece nesta quinta-feira (28), às 17h30, no Restaurante Pereira, no Shopping da Bahia.

A execução do ‘Projeto Piloto de Promoção do Trabalho Decente em Megaeventos’ é uma iniciativa da OIT, com a participação direta da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE-Ba) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre).

“A campanha publicitária vai privilegiar as ocupações de cordeiros, catadores de resíduos sólidos e combate ao trabalho infantil, com ênfase no comércio ambulante de vendas de bebidas alcoólicas”, antecipa o secretário estadual do Trabalho, Álvaro Gomes, responsável pela execução da Agenda Bahia do Trabalho Decente, lançada em 2007 pelo governo baiano. O Carnaval de Salvador foi escolhido para aplicação do projeto-piloto por conta da sua dimensão e complexidade.

A idéia de colocar em prática o projeto vem sendo trabalhada bem antes da Copa Mundo Fifa Brasil 2014, com a perspectiva de que suas boas práticas devem servir referência para as Olimpíadas Rio 2016 e outros megaeventos e, consequentemente, "gerar as bases para a preparação de um modelo a ser disseminado futuramente em nível nacional e internacional", diz o secretário.

Fonte: Ascom/ Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre).