A estratégia itinerante do Saúde sem Fronteiras Odontologia (Odontomóvel), programa desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), começará a atender, a partir desta segunda-feira (25), nos municípios de Santo Amaro e Cordeiros. Desde o dia 18, as equipes do Odontomóvel já estão atendendo à população de Jussari. O serviço de odontologia está sendo oferecido em três carretas, equipadas com consultórios, e onde são ofertados serviços de restauração, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros.

Em Jussari, o odontomóvel permanece atendendo até sábado (23). Em Santo Amaro, o atendimento irá de 25 de janeiro a 5 de fevereiro. Já em Cordeiros, as equipes ficam de 25 a 30 de janeiro.

As unidades móveis são compostas por conjuntos odontológicos, equipados com moderna tecnologia, de forma que trabalham, ao mesmo tempo, até dez dentistas, além de outros profissionais que prestam serviços em tendas, instaladas na parte externa. Enquanto aguardam, os pacientes são orientados sobre os cuidados com a saúde bucal. Para o atendimento, as pessoas devem levar o Cartão do SUS, documento de identidade e comprovante de residência.

O programa

O programa foi retomado pela Sesab em fevereiro do ano passado e já realizou 609.480 procedimentos, utilizando três unidades móveis, com 24 consultórios. O atendimento já beneficiou mais de 49 mil pessoas. Em Salvador, esse trabalho está sendo desenvolvido em conjunto com a Polícia Militar e acontece nas Bases Comunitárias de Segurança.

Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)