Com o objetivo de manter um estoque de sangue adequado para o atendimento da demanda transfusional durante o Carnaval 2016, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) disponibilizará, desta terça (26) a sexta-feira (29), em Salvador, suas duas unidades móveis para captação de candidatos à doação de sangue e cadastro de medula óssea.

Na terça e quarta-feira, um hemóvel estará localizado na sede dos Correios, no bairro da Pituba, das 8h às 17h. Já a outra unidade receberá os doadores, de terça até sábado, na ala de serviços do Salvador Shopping, piso G1, das 8h às 17h.

Carnaval

Os hemóveis não funcionarão durante o Carnaval. Entretanto, o hemocentro coordenador (HC), situado na Avenida Vasco da Gama, Ladeira do HGE, terá seu funcionamento regular em todos os dias da folia – de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h30 –, com pausa apenas na manhã da quarta-feira de cinzas (10), iniciando suas atividades a partir das 12h.

Os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos e comparecer portando documento oficial com foto, pesar acima de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas), não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação, e estar bem alimentado (evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação).

É possível acompanhar o roteiro das unidades móveis semanalmente pelo site da Hemoba e na página oficial da Fundação no Facebook.


Fonte: Ascom/ Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba)