Diretores, gestores e coordenadores pedagógicos de Salvador e do interior do estado estão mobilizados em torno das pré-Jornadas pedagógicas. Nesses encontros, onde participam todos os 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE), os educadores alinham as ações que serão desenvolvidas durante a Jornada Pedagógica 2016, a ser realizada nos dias 1º, 2 e 3 de fevereiro, nas escolas da rede.
“Baseado nos relatos que obtemos dos NRE onde as pré-jornadas já aconteceram, a experiência tem sido muito positiva para os gestores, porque eles se tornam mais seguros para a realização da Jornada Pedagógica”, destaca a diretora de Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Edileuza Neris.
As orientações contidas no Portal da Educação, segundo os participantes das pré-jornadas, também têm contribuído para o planejamento da Jornada. “As orientações estão excelentes, simples, fáceis de realizar e, ao mesmo tempo, são muito importante pelo retorno que as escolas terão. A ideia da valorização e do reconhecimento das nossas práticas de trazer a família para a unidade é grandiosa”, considera a representante do NRE 13, Iracema Xavier.
A diretora do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, de Barreiras, Laísa Brandão, que participou da pré-jornada no município, afirma que o encontro de gestores para pensar o ano letivo é o primeiro passar para o sucesso das escolas. “Fico feliz com a iniciativa do NRE e com a presença de todos os colegas. O Centro Juvenil está de mãos dadas com o Núcleo Regional e com as unidades escolares para que a Jornada Pedagógica seja brilhante”.
Programação
Também já realizaram as pré-jornadas os NRE de Salvador, Serrinha, Jequié, Senhor do Bonfim, Amargosa, Teixeira de Freitas, Ipirá e Santo Antônio de Jesus. Nesta semana, o evento irá acontecer nas NRE de Itapetinga (dias 25 e 26), Alagoinhas (dias 26 e 27), Feira de Santana (dias 27 e 28) e Jacobina (dia 28).
Em 2016, a jornada terá como tema ‘Práticas que educam: responsabilidade de todos, compromisso da escola’, visando à valorização das práticas educativas exitosas das unidades escolares e o incentivo à leitura, a partir de ações específicas. Os professores e coordenadores pedagógicos serão orientados pelos novos diretores e vice-diretores, eleitos no ano passado.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia