O mundo de sonhos, brincadeiras e fantasias, que fica ainda mais colorido na época de Natal, tornou-se realidade para cerca de 300 crianças carentes. Elas tiveram a oportunidade de conhecer de perto Papai Noel e personagens de contos de fadas, como ‘Branca de Neve’, ganharam presentes e ainda participaram de ceia num palácio de verdade – o Palácio de Ondina, em Salvador.

Nesta segunda-feira (14), foi a vez de 50 crianças do Lar Irmã Benedita Camuruji, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e da Creche Escola 20 de Novembro, em Paripe, participarem da campanha ‘Seja o Papai Noel de uma Criança’, promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA).

Os olhos de Sheila Natali, 7 anos, brilharam do começo ao fim da festa. “Quando eu cheguei eu vi um parquinho, depois fiquei brincando, pintando e no final eu ganhei essa boneca do Papai Noel”. Murilo Moreira, 11, ganhou um X-Box de presente. “Gostei de tudo, brinquei, a festa foi maravilhosa”. Cailane Aragão, 10, ganhou uma bicicleta. “Eu gostei mais dos brinquedos e do presente que eu ganhei do Papai Noel”.

Desde o dia 3 de dezembro até esta segunda-feira, grupos de crianças de creches e abrigos de Salvador, que já têm contato com o Serviço Social das Voluntárias Sociais da Bahia, foram recebidas pela primeira-dama e presidente das VSBA, Aline Peixoto, e pelo governador Rui Costa, que participaram também de brincadeiras e contação de histórias.

Ano que vem tem mais

A diretora-geral das VSBA, Leyliane Lemos, disse que o objetivo do evento é levar para as crianças carentes um pouco do Natal. “A gente transmite para elas esse calor que a gente tem para passar. A partir da história de cada criança, surgem novas ideias. Cada dia foi surpreendente, cada dia uma história diferente, e a gente vai aprendendo. Ano que vem tem mais”.

Para a coordenadora do Lar Irmã Benedita, Luciene Lopes Bitencourt, a oportunidade não é apenas lazer. É também oportunidade de crescimento para as crianças. “Com certeza elas vão sair daqui contando a outras crianças o que viveram. É uma oportunidade de convivência inclusive com outras crianças. Então é um momento especial, inesquecível, importante para o crescimento delas”.

A coordenadora da Escola Creche, Railda Vasconcelos, disse que está tão feliz quanto as crianças que levou à festa. “Elas estão vivenciando momentos diferentes e não vão esquecer nunca. Vão levar este momento muito especial para a vida delas. Estão aqui livres, à vontade, se sentindo bem e isso é tudo o que importa”.

Campanha ‘Seja o Papai Noel de uma Criança’

A coleta de brinquedos para doação neste Natal continua até 21 de dezembro. A campanha tem pontos de arrecadação de brinquedos nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que funcionam nos shoppings Barra, Bela Vista e Paralela, e nos SAC do Comércio e da Liberdade.

No Shopping Bahia e no Salvador Shopping, os pontos de coleta, que não fazem parte da Rede SAC, ficam no piso L2 e no Térreo, respectivamente. O Shopping Barra também está arrecadando brinquedos e alimentos que serão doados, por meio da campanha, a duas creches parceiras das Voluntárias Sociais.

Os locais de arrecadação de doações no Estado estão instalados nas secretarias de Desenvolvimento Rural (SDE), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Cultura (Secult), da Fazenda (Sefaz-BA), da Saúde (Sesab), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), na Casa Civil do Estado, no Detran-BA, na Sudesb e na sede das Voluntárias Sociais (Palácio das Rosas, Campo Grande).

Repórter: Raul Rodrigues