Originária da Índia, a pimenta é cultivada em áreas tropicais como no Brasil e ficou associada à exuberância da gastronomia baiana. Até o dia 13 de dezembro, a iguaria será tema da 10ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia, realizado na Praia do Forte, situada no Litoral Norte da Bahia, um dos mais badalados destinos turísticos do estado. A programação inclui o melhor da arte culinária, diversão e arte, com o apoio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur).

O secretário estadual do Turismo, Nelson Pelegrino, e o prefeito de Mata de São João, Marcelo Oliveira, participaram da abertura do evento, na noite desta quinta-feira (3). As chefs Mônica Rangel e Tereza Paim mostraram, no Programa Mesa ao Vivo, que a gastronomia e o turismo são aliados. Geleias de goiaba ou cupuaçu com pimenta foram alguns dos itens preparados.

“Quem viaja quer novos conhecimentos, experimentar novos sabores, vivenciar outras culturas, e a gastronomia ganha relevância, porque é um importante elemento do turismo na Bahia. Aliar as belezas naturais do estado à culinária típica é uma excelente maneira de atrair visitantes”, disse o secretário Pelegrino.

Até o dia 13, a Praia do Forte acolhe o festival, com a presença de 45 chefs renomados de todo o país. O turista vai desfrutar da beleza paradisíaca do Litoral Norte e saborear pratos requintados que aguçam o paladar.


Ascom/Secretaria de Turismo do Estado (Setur)