Com a presença do secretário de Administração, Edelvino Góes, na manhã desta segunda-feira (21), mais um Ponto Cidadão da Rede SAC foi instalada no interior do estado, desta vez no município de Cícero Dantas. A nova unidade compacta do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) é a vigésima da Rede e vai oferecer serviços como a emissão da carteira de identidade (RG), carteira de trabalho (CTPS), CPF e antecedentes criminais.

“Em 2006, apenas 13 territórios de identidade ofereciam os serviços do SAC. Hoje com a primeira unidade no Semiárido Nordeste II, em Cícero Dantas, já alcançamos 24 territórios de identidade baianos”, explicou Góes, que diz ainda que a meta do Governo é instalar o SAC nos 27 territórios de identidade do estado, beneficiando toda a população baiana.

Com uma proposta de emprego à vista, o pedreiro Raimundo da Costa, 29 anos, comemora a instalação do posto de serviços na cidade, que evitará que tenha que se deslocar até Alagoinhas, onde está localizada a unidade da Rede SAC mais próxima da região. “Amanhã estarei aqui cedo para retirar minha CTPS e a segunda via da minha carteira de identidade”, afirmou Raimundo, que iniciará 2016 com a carteira de trabalho assinada.

A implantação do Ponto Cidadão de Cícero Dantas traz benefícios importantes para o desenvolvimento do município, com o mesmo padrão de atendimento e qualidade de toda a Rede SAC. Além de ter os serviços de emissão de documentos básicos centralizados em um só lugar, a população ganha também em tempo – um RG, por exemplo, passará a ser entregue em até 15 dias. Antes, o prazo era de 90 a 120 dias para que o cidadão recebesse sua carteira de identidade. A unidade está instalada na Praça Raimundo Borges de Santana, s/nº, no centro da cidade.

Na terça-feira (22), a unidade começa a atender o público, sempre das 7h às 13h, com funcionamento de segunda a sexta-feira. Moradores de cidades circunvizinhas, como Ribeira do Pombal, Banzaê, Heliópolis, Fátima, Sítio do Quinto, Euclides da Cunha e Antas, também podem procurar os serviços do SAC em Cícero Dantas.

Estrutura

O Ponto Cidadão foi construído em uma área de 53 metros quadrados e foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Saeb e a administração municipal. Atualmente, além de Cícero Dantas, a Rede SAC conta com 57 unidades de atendimento em todo o território baiano, sendo 35 postos fixos na capital e interior do estado, 19 Pontos Cidadão e três unidades do SAC Móvel. A previsão é que mais uma unidade do SAC seja instalada na região, em Ribeira do Pombal.

Fonte: Secretaria de Administração do Estado (Saeb)