Localizado no quarto andar do Edifício Tecnocentro, no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador, o Centro de Operações de Emergências em Saúde entra em operação, nesta quinta-feira (10), às 14h. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) coordena a unidade, que envolve também a participação de outros órgãos estaduais e do governo federal, além de especialistas de diversas áreas.

De acordo com a Sesab, o centro tem por finalidade atender às necessidades de produção e atualização de informações referentes ao quadro epidemiológico baiano e o estabelecimento das medidas de vigilância, controle e atenção. Entre as responsabilidades dos participantes está a deliberação das ações, a exemplo do envio de equipes para auxiliar os municípios na investigação em campo, clínica e laboratorial, bem como o estabelecimento de um plano para controle da microcefalia e redução dos agravos.

Os veículos de imprensa interessados em fazer cobertura devem chegar com, pelo menos, 30 minutos de antecedência devido à necessidade do cadastro para acessar o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC), que funciona no Parque Tecnológico.

Entrevistas vão ser concedidas antes da reunião da Sesab com as equipes dos outros órgãos envolvidos no trabalho. Já fotos e vídeos podem ser feitos no início do encontro. Devido ao caráter estratégico, as discussões são restritas aos convidados, não sendo possível a permanência dos repórteres na reunião.

Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)