O novo estacionamento na Praça Castro Alves, no Centro Histórico de Salvador, foi assunto de reunião, nesta quinta-feira (10), na sede da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), no Pelourinho. O estudo de viabilidade está em execução e segue diretrizes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Dircas.

A proposta faz parte de uma série de ações, que o Governo do Estado vem desenvolvendo para reabilitar o Centro Antigo de Salvador, por meio das secretarias de Cultura (Secult), Turismo (Setur), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Saúde (Sesab) e Segurança Pública (SSP), além dos órgãos vinculados.

Responsável pela captação de recursos, licitação do projeto e execução da obra, a Secretaria do vai capitanear um grupo de trabalho formado pelas instituições públicas que atuam na área. “A oferta de novas vagas de estacionamento no Centro Histórico irá beneficiar os soteropolitanos e incrementar o turismo com a melhoria do acesso à região”, afirma o diretor de Projetos da Setur, Antônio Sérgio Sousa.

Segundo o diretor da Dircas, Maurício Mathias, a proposta fortalece a parceria entre as instituições que atuam no Centro Antigo de Salvador para que as soluções sejam encontradas em conjunto. “O Governo do Estado está investindo na promoção do desenvolvimento da região de forma integrada”.

Ele cita o projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo’, que está sendo conduzido pela Diretoria do Centro Antigo de Salvador, como exemplo para a melhoria da infraestrutura urbana em mais de 200 ruas da área.

Participaram do encontro o presidente do Iphan, Fernando Ornelas, o diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos de Oliveira, além de representantes da Setur.

Fonte: Ascom/Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas)