Com o objetivo de reduzir a incidência de focos de incêndios florestais nas regiões da Chapada Diamantina, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), intensificou, em 2015, as ações e investimentos no Programa Bahia Sem Fogo. Foram investidos mais de R$ 14 milhões em aluguel de aeronaves, compra de equipamentos de proteção individual e coletiva, veículos tracionados, diárias, alimentação, fiscalização e atividades de educação ambiental para sensibilização das comunidades.

Até o momento o Governo já distribuiu, para os brigadistas voluntários e bombeiros, mais de seis mil itens de equipamentos de proteção individual e coletiva, como botas, luvas, abafadores, bombas costais, cantil, máscaras, enxadas, óculos de proteção, facão, dentre outros. Neste momento, atuam na Operação Bahia sem Fogo 170 bombeiros militares (126 da Bahia e 44 do Distrito Federal), brigadistas voluntários, além de seis aviões e cinco helicópteros contratados pela Sema.

“Realizamos um levantamento georreferenciado da área atingida até o dia 4 de dezembro, quando tivemos que interromper por conta da incidência dos novos focos. Neste período os incêndios já tinham atingido 51 mil hectares da região. Assim que os incêndios forem totalmente debelados, vamos trabalhar na elaboração de um plano de restauração para acelerar a recuperação da fauna e da flora”, destacou o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler.

As equipes continuam atuando no combate a incêndios nas áreas mais afetadas, como no Baixão e Machombongo, município de Ibicoara, no Ribeirão, na Serra do Veneno, em Lençóis, além de focos pontuais em Jacobina e Ilhéus.

“A baixa umidade do ar e o clima seco aumentam os riscos de novos focos na região. Atuamos conjuntamente com outros órgãos e instituições, principalmente nas áreas de maior incidência de focos de incêndio, que acabam se propagando devido aos ventos fortes, vegetação seca e o período de estiagem”, ressalta a coordenadora do Bahia Sem Fogo, Fabíola Cotrim.

O trabalho de combate ao fogo em todo território baiano envolve o esforço de brigadistas voluntários capacitados pela Sema, bombeiros militares da Bahia e de Brasília, técnicos do Inema e de prefeituras locais, e brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).

É de fundamental importância que a população contribua para a prevenção das queimadas, evitando o uso do fogo nas atividades de campo, principalmente na preparação do solo para o próximo plantio e/ou renovação de pastos para os animais. A sociedade pode oferecer denúncia de queimadas ilegais e quaisquer outros crimes ambientais pelo telefone 0800 071 1400, e-mail denuncias@inema.ba.gov.br, diretamente nos balcões do Inema, na sede, nas unidades regionais, ou por correspondência.

Previsão do Tempo

Para os próximos dias não são esperadas mudanças significativas nas condições na região. Isso porque a massa de ar quente e seco continuará atuando, o que manterá o céu ensolarado e sem chuvas. “Pelo menos até o dia 20 de dezembro não há previsão de chuvas significativas para maior parte da Bahia, inclusive para a Chapada Diamantina. A permanência e intensificação dessa massa de ar quente e seco é, principalmente, resultado da influência do fenômeno climático El Niño que, aqui na Bahia, atua na porção semiárida, reduzindo a nebulosidade e, conseqüentemente, as chuvas”, informou o meteorologista do Inema, Heráclio Alves.