A Secretaria de Infraestrutura da Bahia do Estado (Seinfra) inicia até fevereiro de 2016 o processo de aquisição de um novo ferry-boat. A embarcação será negociada por meio do Governo do Estado e deve custar oito milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 35 milhões. A integração do barco ao sistema deve ocorrer no verão de 2017 e seguir o padrão do Dorival Caymmi e do Zumbi dos Palmares.

A compra do ferry será feita por meio de licitação e depois a embarcação será repassada para a concessionária Internacional Marítima, que opera o serviço. “A renovação da frota é responsabilidade do poder concedente. Além disso, o Governo tem isenção de impostos e faz com que estes investimentos não sejam repassados a população com aumento de tarifa”, explica o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. Em paralelo ao processo de compra, serão construídas duas gavetas para atracação das embarcações nos terminais de São Joaquim e Bom Despacho. Atualmente, as existentes são usadas pelos ferries Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares, Ivete Sangalo e Ana Nery.

Padrão atual

O Estado pretende adquirir um novo ferry com valor e características semelhantes ao Zumbi dos Palmares e Dorival Caymmi, que têm capacidade de transporte de 174 e 162 veículo, respectivamente, e 1.200 passageiros, cada. Serão exigidos que o tamanho e a forma de operação (com atracação nos dois sentidos) sejam parecidos. Os ferries podem ser produzidos pela indústria naval brasileira ou comprados prontos.

Fonte: Ascom/Secretaria de Infraestrutura da Bahia do Estado (Seinfra)