A nova edição do Projeto Diálogos foi lançada nesta terça-feira (15), no auditório Paulo Spinola da Procuradoria Geral do Estado (PGE), durante encontro com a participação de integrantes comissões de licitações, diretores gerais e administrativos de órgãos estaduais. O objetivo do projeto é aprimorar continuamente o diálogo com as secretarias do Estado buscando qualificar sua atuação, colher sugestões, promover capacitações e otimizar o fluxo de processos.

Segundo o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho, “estes encontros serão regulares, pois sempre temos que discutir as matérias que podem ser conhecidas e deliberadas, no âmbito de cada um dos órgãos e unidades administrativas, sem previa oitiva da PGE”.

O diretor-geral da Procuradoria, Cícero de Andrade Rocha Filho, disse que “estamos saindo de uma cultura, onde a maioria dos processos teria que passar pela PGE para, em movimento conjunto, aprimorar o instrumento normativo, tornando-o mais sistêmico”.

Demandas rotineiras

A procuradora-chefe da Procuradoria Administrativa, Barbara Camardelli Loi, informou que 80% das demandas que chegam ao setor são rotineiras. Nos dados coletados, no primeiro ano da atual gestão, já foram identificados alguns pontos que merecem aperfeiçoamento, de modo a conferir maior agilidade e eficiência. “Nesse sentido serão realizadas diversas capacitações, no ano de 2016, para analisar matérias e situações mais sensíveis”, afirmou.

Para o coordenador de contratos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Mauro Sergio Sousa Silva, “o encontro de hoje [terça] foi muito oportuno, pois além de esclarecer dúvidas orientou como dar mais celeridade aos processos, o que faz toda a diferença”.

O Projeto Diálogos busca estreitar o contato permanente da PGE com os órgãos da Administração Direta e Indireta, permitindo assim a divulgação de publicações, de modelos de orientação para instruções de processos e sistematização de procedimentos.

Fonte: Ascom/Procuradoria Geral do Estado (PGE)