Com a realização da 19ª edição do Programa de Preparação do Servidor para a Aposentadoria (Prepare-se), iniciada na segunda-feira (30), a Superintendência de Previdência conclui o ano de 2015 registrando atendimento a aproximadamente 600 funcionários públicos que estão perto de se aposentar. Desde que foi lançado, em 2008, o programa já beneficiou cerca de 3.500 servidores públicos.

Apoiado na exigência do Estatuto do Idoso, o programa tem o objetivo de orientar os servidores durante a fase de transição para a aposentadoria, alertando em relação às novas perspectivas, oportunidades e possibilidades que são abertas durante o novo ciclo de suas vidas.

Até sexta-feira (4), o Prepare-se realiza atendimento, no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Durante os cinco dias do evento, os funcionários inscritos vão assistir a palestras com abordagem dos temas qualidade de vida, educação financeira, saúde e longevidade, empreendedorismo, legislação, benefícios previdenciários e planejamento para aposentadoria. Na programação constam ainda Feira de Serviços, atividades físicas e apresentações culturais.

Conscientização

Promovido pela Secretaria da Administração (Saeb), por meio das superintendências de Previdência (Suprev) e de Recursos Humanos (SRH), o Prepare-se realiza a 19ª edição em parceria com o TJBA. Na abertura do evento, o superintendente de Previdência, Pedro Araújo, ressaltou a importância da conscientização dos funcionários sobre as perspectivas que se abrem nesta nova fase da vida.

Segundo ele, neste novo período da vida dos aposentados, o que vão prevalecer são as atitudes a partir daí. “Apesar de ser um momento diferente, é um período de grande importância, quando os servidores poderão realizar objetivos que não conseguiram concretizar anteriormente. Nós pretendemos motivar reflexões e mostrar que existem grandes oportunidades para que o servidor possa ser feliz”, enfatizou.

Na palestra de abertura da 19ª edição do Prepare-se, Araújo explicou, ainda, sobre o funcionamento da previdência, desde a criação até os dias atuais. Na sequência, Clarissa Aquino, a servidora da Coordenação de Benefícios dos Dependentes da Suprev, falou sobre pensões e benefícios previdenciários.

Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)