Um ecocardiograma transtorácico de uma servidora aposentada é a autorização de procedimento nº 10.000.000 da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (do Planserv). Atualmente a assistência tem aproximadamente 504 mil beneficiários e uma rede de 1,5 mil prestadores. O Planserv autoriza diariamente cerca de cinco mil procedimentos, entre exames, consultas e cirurgias.

Uma das metas do plano é a qualificação e ampliação dos serviços. Em 2015 foi disponibilizada a unidade de emergência pediátrica do Hospital Salvador, um ser serviço importante, uma vez que apenas cinco hospitais da capital baiana oferecem atendimento de urgência e emergência para crianças, por meio de convênios e de forma particular.

O Planserv é um sistema de autogestão gerido pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), via da Coordenação da Assistência à Saúde do Servidor. O benefício facultativo é oferecido pelo Estado aos seus servidores públicos, com direito à inclusão de dependentes e pensionistas como beneficiários. A assistência foi criada em 1998 com a extinção do Instituto de Assistência e Previdência Social do Estado da Bahia (Iapseb).

Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)