A partir desta sexta-feira (18) começa no município de Senhor do Bonfim, na região centro norte do estado, a maratona de eventos esportivos que serão realizados na capital baiana e no interior, com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). As equipes da capital entram em quadra para enfrentar o líder e o vice-líder do interior em busca do título de campeão do Campeonato Baiano de Basquete.

No sábado (19), em Irecê, na mesma região, acontece a final Bahia de Tênis de Mesa. O Racing Days, em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), será no sábado e domingo (19 e 20), marcando a inauguração do Circuito de Velocidade na Terra, o primeiro complexo automotivo da cidade. Em Salvador, no domingo (20), no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. haverá as finais de futebol e futsal da Copa Matatu, com a partida do Universo/Vitória contra o Caxias do Sul, válida pelo Novo Basquete Brasil (NBB).

Calendário

Campeonato Baiano de Basquete – Disputa entre a capital e o interior marca a corrida pelo título de campeão baiano de basquete. Na sexta, às 19h30, haverá jogo entre o Esporte Clube Vitória e a Seleção de Teixeira de Freitas, segunda colocada na fase do interior. Invicto na etapa norte e detentor do título de campeão baiano do interior, o time da Liga Bonfinense de Basquete enfrenta a Academia TBJ, no mesmo dia, às 21h.

No sábado (19), no Núcleo de Esportes de Senhor do Bonfim, com entrada franca, o vencedor da primeira partida enfrenta o perdedor da segunda, e vice-versa, em partidas que acontecem a partir de 17h. No domingo, a partir de 11h, haverá jogos decisivos, quando serão conhecidos o campeão e o segundo e terceiro colocados. A competição é organizada pela Liga Bonfinense de Basquete e conta com a participação de 22 equipes da capital e do interior.

Tênis de Mesa – Após percorrer as principais cidades baianas, o Tour Bahia de Tênis de Mesa, realiza as finais do circuito 2015 prometendo levar os melhores atletas estaduais para o Ginásio Sírius, em Irecê. O evento terá a participação de campeões brasileiros e atletas internacionais, como Renato Simões, que viaja o mundo disputando torneios veteranos e recentemente voltou do Latino Americano do Equador com a medalha de bronze. O principal atleta do nordeste Rafael Rocha é o favorito ao título pelo Rating A.

No feminino, Joice Tavares é a favorita para ratificar o titulo de melhor do ano, mas tem em seu encalço a tricampeã baiana Maria Delmar que retornou às disputas em grande fase já saindo vitoriosa na etapa de Lauro de Freitas, na RMS. O Tour Bahia Tênis de Mesa – 2015 é uma promoção da Federação Baiana de Tênis de Mesa (FBTM).

Racing Days – Sábado e domingo, a Federação de Automobilismo da Bahia realiza o Racing Days, um evento que reúne as diversas tribos do automobilismo em um mesmo local e que marca a inauguração do Circuito de Velocidade na Terra, o primeiro do complexo Automotivo de São Francisco do Conde, com 600 metros de extensão, 14 metros de largura e 200 metros de box. Quem for ao Racing Days poderá conferir de perto o Campeonato Baiano de Velocidade na Terra, que aproveita o evento para realizar as suas últimas três etapas, além de apresentações de manobras radicais, tuning, exposição de carros, som automotivo e muito mais.

Copas Matatu – A 3ª Copa Matatu de Futsal e a 2ª Copa Matatu de Futebol têm jogos finais neste domingo, em Brotas, na capital. A final do futsal será entre Real Betis e Araçatuba, na quadra do bairro, às 9h45. Logo após, às 10h15, tem a final do futebol entre as equipes Revelação e Esperança. A competição de futsal teve a participação de 12 equipes e um total de 33 jogos. Do torneio de futebol participaram 10 equipes e foram realizados 29 jogos.

NBB – Valendo pontos para a 13ª rodada da fase classificatória do Novo Basquete Brasil (NBB), o Universo/Vitória enfrenta o Caxias do Sul, no domingo, às 10h (horário de Salvador), no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. O ingresso pode ser trocado por um quilo de alimento não perecível. O time baiano ocupa hoje o 11º lugar, com três vitórias. Antes de jogar em casa, ele enfrenta o Franca nesta quinta-feira (17), às 20h (horário de Brasília), no Ginásio Pedrocão, na cidade de Franca, em São Paulo.

Fonte: Ascom/Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb)