Nascido no bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, Fábio Ramos conheceu a natação ainda na infância e teve a sua vida transformada pelo esporte, se tornando um dos mais respeitados treinadores de triatlon e paratriatlon do Brasil. A história poderia muito bem parar por aí, mas, Fábio Cuba, como é conhecido, teve um sonho ainda maior – o de transformar a vida de outras crianças de comunidades carentes da capital baiana.

Idealizador do projeto Ativos, que estimula e ensina esportes como natação, atletismo e ciclismo, e por onde já passaram mil jovens, desde 2008, o treinador é responsável pela conquista de inúmeros atletas, como Josean Francisco Santos, o Jó. “A partir do momento que você atribui um esporte na vida de um jovem, você passa a tirá-lo da rua. Jó começou aqui como essas crianças. Chegou um momento que ele decidiu ser um profissional e fez a faculdade de Educação Física”, conta.

A mudança na vida de um dos seus alunos é narrada com orgulho por Fábio, que acredita na disciplina que o esporte agrega na trajetória de crianças e adolescentes. Atualmente, a iniciativa acolhe 80 crianças e é aberta a qualquer jovem, desde que esteja matriculado em alguma escola, pública ou particular.

O projeto social desenvolvido por Fábio Cuba é mais um protagonista da série de vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom) sobre histórias e personagens que mostram o poder da transformação pela educação.