Diferentes escolhas de curso, meses de estudo, dedicação diária, muitas histórias e um só desejo de mais de 17 mil candidatos – conquistar uma das 1.231 vagas disponíveis nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, da Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb), que até esta terça-feira (15) realiza o Vestibular 2016. A Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) registrou 18,3% de abstenção na prova de Língua Portuguesa (Literatura Brasileira), Língua Estrangeira e Redação, no domingo (13). Nesta segunda (14) estão sendo realizadas as provas de História, Geografia e Matemática. No último dia (15), serão aplicadas as de Física, Química e Biologia.

Entre ansiedade e expectativas, a preparação foi pré-requisito básico para todos que desejam ingressar na instituição. É o caso de Lucas Habib, que saiu cidade de Itabuna, no sul do estado, para tentar uma vaga no curso de Medicina. “Espero que eu consiga colocar em prática o que eu estudei durante todo o ano. A concorrência é sempre alta, mas eu me preparei. Então, preciso confiar em mim”.

Também nunca é tarde para recomeçar os estudos, seja por um melhor ensino preparatório ou por uma qualificação depois de muitos anos. Caline Soares quer ingressar no curso de Zootecnia e encontrou no projeto Universidade para Todos (UpT) uma oportunidade de suprir as deficiências em sua formação escolar. “Minha preparação foi bem intensa, porque a base escolar que eu tive não me ajudou muito. Por meio do Universidade para Todos, eu descobri a oportunidade de ingressar na faculdade. Tive muita dificuldade, mas estou aprendendo a cada dia e estou na expectativa de que tudo pode dar certo”.

Quem também acredita que nunca é tarde para retomar os estudos é Jean Pereira. Aos 55 anos, o funcionário público enxerga a oportunidade de cursar Letras como uma forma de melhoria de vida e, sobretudo, de busca pelo conhecimento. “Venho fazer esse vestibular até como exemplo para muitos jovens. Vejo o processo como uma melhora de vida, uma busca de conhecimento”.

A entrada dos aprovados na Uesb acontece no próximo ano e a previsão é que todo o processo seja realizado de forma tranquila e segura. “Mais uma vez, a expectativa é muito positiva. Toda preparação para esse início de provas aconteceu dentro da sua normalidade. Tenho certeza que, com a experiência já adquirida pela nossa Copeve junto com seus colaboradores, o nosso vestibular acontecerá dentro do esperado”, enfatiza o reitor da Uesb, Paulo Roberto Pinto Santos.

Fonte: Ascom/Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb)