Até esta sexta-feira (18), gestores dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NREs) participam de encontro, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, realizado pela Secretaria da Educação do Estado. O objetivo é alinhar as ações do Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação para o Ano Letivo de 2016 nas escolas estaduais. As primeiras ações previstas são a matrícula, entre 21 e 27 de janeiro, e a Jornada Pedagógica, de 1º a 3 de fevereiro.

“Este encontro é fundamental porque os gestores, que atuam nos NREs, têm papel estratégico [ao representar] a Secretaria da Educação nos municípios”, afirma o superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação, Eliezer Santos. Ele apresentou a pauta da Jornada Pedagógica com as orientações do que a escola precisa saber e fazer para o próximo ano letivo.

A Jornada Pedagógica será conduzida nas escolas pelos novos diretores e vice-diretores eleitos. Segundo o diretor do NRE de Senhor do Bonfim (NRE 25), Helder Luiz Amorim Barbosa, “é fundamental este alinhamento para a mobilização dos diretores eleitos em todo o estado, principalmente os que vão ocupar o cargo pela primeira vez”. De acordo com ele, isso é importante para que os gestores contribuam, da melhor forma possível, com as ações pela melhoria da educação pública.